O Brasil é um destino muito procurado por turistas estrangeiros. Só no ano de 2017, o país recebeu 6,5 milhões de visitantes de outros países, atraídos pelas belas praias e pelo povo hospitaleiro. Aqui chegando, o turista geralmente se encanta com a rica culinária local, que é o resultado da influência de diversos povos, capaz de agradar aos mais variados paladares.
Para desfrutar de tudo isso, o turista precisa planejar muito bem sua viagem, já que se trata do país com a quinta maior área territorial do mundo.
Neste post, você encontrará algumas informações que o ajudarão a organizar a sua viagem.
- Verifique se precisa de visto para visitar o Brasil
Cidadāos com passaporte da Uniāo Européia, Islandia, Noruega, Suiça, Mercosul nāo necessitam de visto.
Cidadãos dos EUA, Austrália, Japão e Canadá, além do visto normal concedido pelos consulados brasileiros, tem a possibilidade de obter o E-Visa pela internet.
Cidadãos de países membros do Mercosul podem ingressar no Brasil portando documento oficial de identitade válido.
Em caso de dúvida consulte o consulado mais próximo de sua residência.
- Verifique a validade de seu passaporte
Muitas pessoas se esquecem de manter seu passaporte em dia, e quando decidem viajar, se deparam com um documento prestes a vencer.
Seu passaporte deve estar com no mínimo 6 meses de validade e pelo menos duas folhas em branco.
- Menores de 18 anos
Os menores de 18 anos desacompanhados não precisam de carta de autorização para entrar no país. A polícia federal, órgão responsável pela fiscalização de quem entra e sai do país, pressupõe que, no momento da saída do menor do país de origem, foi feita uma verificação rigorosa sobre sua regularidade. Apesar de não haver obrigação, é comum que menores de 18 anos desacompanhados portem uma carta de autorização, descartando qualquer possibilidade de que o menor tenha saído de seu país de forma irregular.
- Vacina contra a febre amarela
Nāo há obrigatoriedade de apresentar comprovante de vacinação para entrar no Brasil, porém, a vacinação é aconselhável. A febre amarela é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e, se não tratada a tempo, pode causar complicações. Se você nunca tomou a vacina da febre amarela, procure toma-la 10 dias antes de sua viagem ao Brasil.