Localizada na costa sul do estado do Rio de Janeiro, 285 km da capital do Rio de Janeiro, a cidade tem uma temperatura média anual de 23?C.
A melhor época para visitar Paraty é o período entre setembro e dezembro, durante a primavera. Para os amantes da literatura, o inverno é um bom momento para visitar a cidade; é quando ocorre a festa literária internacional de Paraty (FLIP) .
Durante o verão, de meados de dezembro a março é a estação chuvosa com temperaturas entre 22?C e 30?C.
Fundada pelos portugueses no século XVI e declarada em 1958 Património Mundial pela Unesco, esta cidade colonial está localizada no coração de um magnífico litoral e está rodeada por uma série de ilhas não longe umas das outras.
Passeio de barco: é lindo. O passeio dura cerca de cinco horas, através de várias ilhas e belas praias. Durante a viagem, são feitas algumas paradas, permitindo uma imersão refrescante para aqueles interessados.
Centro histórico: o mercado é a única maneira de conhecer a cidade. Nesas ruas de pedra de paralelepípedos, é proibida a circulação de veículos a motor. Os casarios coloniais e igrejas do século XVIII e XIX são parte da bela paisagem.
Igreja de Santa Rita: Construída no século XVIII, é a igreja mais antiga da cidade. Na época da escravatura, frequentavam a Igreja aqueles que não eram considerados suficientemente brancos. Hoje, esta igreja abriga o Museu de arte sacra de Paraty.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios: construída em estilo neoclássico, ela chama a atenção para as torres, fundos inacabados e o tamanho real das imagens da semana Santa. Durante o período colonial, ela era frequentada pela elite local.
Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito: esta igreja foi reconstruída pela irmandade de nossa senhora do Rosário dos preto de Paraty em 1757. Foi nesta igreja que os negros podiam fazer suas orações.