Localizada na região Nordeste do país, a capital do Estado do Rio Grande do Norte ocupa uma área de aproximadamente 167km quadrados. A temperatura média no verão é de 26 graus; já no inverno, essa média cai para 24 graus.
O verão é o melhor período. Nos meses de dezembro e janeiro acontecem as principais festas locais, como o carnaval e a folia de Santos Reis.
O período entre março e julho é o momento das chuvas.
Conhecida como a cidade do sol, Natal é procurada por todos os que estão cansados do inverno e buscam sol e praia de águas mornas.
Forte dos Reis Magos: construído no século XVI pelos portugueses e ocupado pelos holandeses em 1633, de onde se tem uma bela vista da cidade e do Rio Potenji.
Farol de Mãe Luiza: com 37 metros de altura, de onde se pode apreciar a praia da Areia Preta, Genipabu e Ponta Negra.
Memorial Câmara Cascudo: construído no século XIX em estilo neoclássico em homenagem ao intelectual do mesmo nome. O prédio que abrigava a Tesouraria da Fazenda até meados do século XX, hoje guarda 15000 volumes variados entre história, biografias, religião e folclore, além de correspondências trocadas entre diversos intelectuais do país.
Teatro Alberto Maranhão: construído em estilo neoclássico é um dos mais belos edifícios de Natal. A orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte e o corpo de baile do balé municipal ocupam esse espaço, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Centro de turismo: o prédio construído no século XIX, que abrigava uma cadeia, deu lugar ao centro de turismo. As antigas celas transformaram-se em lojas de artesanato nordestino e o pátio da velha prisão, nas quintas-feiras à noite, se transforma num salão de baile a céu aberto, quando o centro apresenta o Forró com Turista.
Igreja Nossa Senhora do Rosário: foi construída no século XVIII, pelos negros escravos. A sua localização privilegiada oferece uma bela vista do Rio Potenji.
A Barreira do Inferno: primeiro centro de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul.
Parque das dunas: primeira unidade de preservação do Rio Grande do Norte criada em 1977. Com dunas e mata nativa oferece três opções de trilhas guiadas, para os mais preparados uma trilha de aproximadamente 4,5 km, que termina no mirante, com uma linda vista do mar; outra opção é a trilha de 2,5km, que passa por um mirante com vista para o Morro do Careca e a menos árdua de 800mts e que também tem seus encantos