O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no norte do Estado do Maranhão a 370 quilômetros de São Luís.
O melhor período para conhecer os lençóis é após o período das chuvas, nos meses de maio a setembro.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que é protegido pelo Ibama, possui uma área de 155 mil hectares de magnificas paisagens. Aqui, as dunas criadas pelos fortes ventos litorâneos, podem alcançar 40 metros de altura e é entre essas dunas que a água da chuva forma inúmeras lagoas de água cristalina. Quando o nível de água atinge o seu auge, as dunas parecem lençóis brancos enfeitados pelas águas cristalinas de tonalidade azul e verde turquesa.
Lagoa Azul e Lagoa Bonita: As duas lagoas são imperdíveis, se tiver tempo, dedique dois dias para conhece-las. Visitar a Lagoa Bonita exige m certo esforço, é preciso subir (com auxílio de cordas) uma duna de aproximadamente 40 metros de altura, o esforço é recompensado por um cenário, descrito por muitos como a visão do paraíso. A Lagoa Azul que também é linda possui um acesso mais fácil. Dependendo da época do ano outras lagoas se formam ao redor das duas mencionadas.
Passeio de voadeira pelo Rio Preguiças: O visual é indescritível. O mangue nas duas margens do rio e as dunas, o cenário é magnifico. O passeio que tem duração de um dia, passa pelas vilas de Vassouras, Mandacaru e Caburé. Nesta última, uma faixa de areia proporciona praias voltadas para o rio e o mar.
Voar de monomotor: voo panorâmico de aproximadamente 30 minutos, descortinando toda a beleza natural do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Lagoa Tropical: Localizada no povoado de Atins, a lagoa possui vários tons de verde. O passeio pode ser feito a pé ou em 4x4, no percurso outras lagoas serão vistas. Esse passeio tem duração de três horas, sendo que, se for realizado no período da tarde o dia terminará com um magnífico pôr do sol.
Visita a Atins: uma estrada de areia até as margens do Rio Preguiças e travessia do Rio, do outro lado do Rio está o povoado de Atins e a bela Lagoa Verde. Em Atins atividades não faltam, como por exemplo o surf, ver a revoada de guarás, saborear o camarão no Luzia entre outras. Se houver tempo, vale a pena passar uma noite em Atins.
Santo Amaro do Maranhão: situado a aproximadamente 100 km de Barreirinhas. É onde se encontram belíssimas lagoas pouco exploradas, como a da Gaivota com água azul turquesa, uma série de lagoas conhecidas como Emendadas e a Lagoa Betânia. Aqui, é necessário um dia inteiro para explorar o espaço. Esse passeio só é possível em 4x4.
Lagoa da Esperança: Essa é uma lagoa que pode ser visitada o ano inteiro, ela é perene. Ela não é cercada de dunas; de um lado está o mangue e na outra margem um paredão de areai.
Praia de Lençóis: Essa praia localizada a 70 km de Barreirinhas, possui aproximadamente 70 km de extensão. A melhor forma de lá chegar é a partir da Vila de Atins.
Quadriciclo até Caburé: O passeio tem duração de 6 horas e é feito fora dos limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Para os menos aventureiros é possível fazer o trajeto em voadeira e usar o quadriciclo somente para circular na praia de Caburé.
Farol Preguiças: Localizado no povoado de Mandacaru a uma hora de viagem pelo Rio Preguiças. Para alcançar o topo do farol de 35 metros de altura é preciso subir 160 degraus. A vista panorâmica do rio, do mar e dos lençóis compensa o esforço fisíco.
Boia Cross no Rio Formiga: O passeio é realizado perto de Barreirinhas, a aventura garantida, dura em média uma hora.