Região Norte, no coração do Brasil, a 180 km de Palmas, capital do estado do Tocantins. A temperatura média anual é de 30ºC. Jalapão é como um oásis em uma região árida, de vegetação esparsa e baixa densidade populacional. O capim dourado, espécie de sempre-viva típica da região, é uma palha que brilha como ouro. Seu aproveitamento permite a confecção de bijuteria, chapéu e objetos diversos.
De maio a setembro, período da estiagem.
O Parque Estadual de Jalapão, de 34.000 Km2, oferece atrativos naturais de beleza exuberante. Uma das mais belas paisagens naturais do país espera por você no Jalapão.
Serra do Espírito Santo: Chapadas, dunas formadas durante milhões de anos e rios formam um cenário inigualável formam um destino que é dos mais bonitos e isolados do Brasil.
Cachoeira da Formiga: Com águas em tom verde-esmeralda, sua beleza é incomparável. São oito metros de diâmetro por dois de profundidade máxima, em meio a vegetação nativa.
Fervedouros: Lagoas onde não se pode afundar? Sim: Fervedouros, locais onde a ressurgência (água que não para de brotar das areias claras) o empurra para a superfície, não importando seu peso ou a pressão exercida sobre a água. Chega-se aos Fervedouros de carro e após curta caminhada.
Rio Novo: Ideal para a prática de rafting (descida em corredeiras em equipe, com botes infláveis e equipamentos de segurança) em família e grupo de amigos, o Rio Novo, com suas águas transparentes e bancos de areia nas margens é diversão garantida. Sua deliciosa prainha, entre um banco e outro, proporciona momentos de relaxamento. Gosta também de canoagem, rapel, acquaride (descer corredeiras sobre câmara de ar)? Não perca o Rio Novo, no Tocantins, Brasil.
Dunas do Jalapão: Inexplicável, inesquecível. Assim um turista se manifestou sobre o resultado da erosão de serras rochosas que, ao longo do tempo, formaram as Dunas do Jalapão, altas de 200 a 400 metros. Do alto das dunas se podem avistar a Serra do Espírito Santo, o verde da vegetação rasteira, os buritizais, os lagos e as veredas de capim dourado que dão a ideia de que um oásis se formou na região.