Área central do estado da Bahia, distante 425 km de Salvador. As temperaturas médias variam entre 25 e 30 graus, sendo mais amenas à noite.
Entre março e setembro, passadas as chuvas de verão.
A Chapada Diamantina é o lugar certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem busca história e aventura. Local onde o bucólico e o urbano convivem em harmonia, a natureza pode ser visitada em curtas caminhadas ao redor da cidade ou durante longos trekkings pelo Parque Nacional.
- Lençóis: cidade histórica tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma das principais portas de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Possui ruas de paralelepípedo e casas do século XIX onde hoje funcionam restaurantes, pousadas, lojas e bares. Em Lençóis é possível visitar um lapidário de diamantes. O Parque Municipal da Muritiba, distante poucos minutos do centro da cidade, inclui cachoeiras, poços, salões de areia colorida. Banho e hidromassagem natural são oferecidos. Ao cair da tarde, a bela vista da cidade é imperdível. O Ribeirão do Meio é outro atrativo de fácil acesso para quem está em Lençóis. Com poço e tobogã natural, junta natação e diversão. Não deixe de visitar o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, 18 sítios arqueológicos com quatro áreas de visitação. Veja pinturas rupestres que representam animais, figuras geométricas, pessoas e até um desenho que lembra um extraterrestre.
- Morro do Pai Inácio Com 1.120 metros de altura, proporciona vistas panorâmicas fantásticas da parte norte da Chapada. O pôr do sol visto do Morro do Pai Inácio é um dos cartões postais mais lindos. O Morro dista 22 quilômetros do centro de Lençóis.
- Poço Azul Partindo de Lençóis e rodando 1h 30 min de carro chega-se ao município de Nova Redenção, local do Poço Azul, cujas águas cristalinas em tom azul turquesa atingem 21 metros de profundidade. É possível fazer flutuação em alguns trechos.