Localizado no município de Mata de São João, no litoral norte do Estado da Bahia, a 80 km de Salvador. Com temperatura média anual de 28 graus. Onde o sol brilha praticamente o ano todo.

O verão é a melhor época, entre os meses de dezembro a fevereiro. É nesse período que é possível observar os biólogos do projeto Tamar soltando as tartarugas recém-nascidas na areia.

O período com maior probabilidade de chuvas se estende entre os meses de maio a meados de julho.

Entre os meses de julho a outubro a região recebe a visita das baleias jubarte.

Em novembro a atração fica por conta do festival do Tempero no Forte, momento em que a culinária invade a praia.

A praia do Forte possui 14km de areias claras, águas cristalinas e muitos coqueiros, um convite a longas caminhadas e banho de mar. Nessa longa extensão de praia bons trechos para a prática de surf não faltam. Na área conhecida como Papa-gente, as piscinas naturais são um convite a um bom mergulho.

Centro de visitantes do projeto Tamar: criado para estudar e proteger as tartarugas marinhas, é passeio obrigatório. Em uma área de 10.000 metros quadrados, onde, entre tanques e aquários, 600.000 litros de água salgada abrigam 5 das 6 espécies de tartarugas marinhas, em diferentes estágios do ciclo de vida e podem ser observadas. O Centro Tamar, em função da biodiversidade, da beleza natural e da riqueza histórica e cultural, é um dos mais visitados do Brasil.

Passeio de escuna, com os biólogos do Instituto Baleia Jubarte: para ver as baleias de pertinho. Entre os meses de julho a outubro elas aproveitam as águas quentes para namorar, procriar e amamentar os filhotes. O passeio inclui também uma palestra altamente instrutiva sobre o assunto.

Reserva de Sapiranga: atividades não faltam na praia do Forte, para os amantes da mata Atlântica, a Reserva de Sapiranga com 500 hectares e 10 trilhas é uma excelente opção de passeio. As trilhas podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou de quadríciculo. Onde animais como tamanduás e micos ou flores como orquídeas e bromélias podem ser apreciados.

Para os que querem mais aventura, daqui, é só pegar o jipe e seguir até o Rio Pojuca, para dar um mergulho, passear de canoa motorizada, se arriscar na tirolesa ou ainda fazer um passeio de caiaque.

Na praia do Forte, uma volta ao passado não vai faltar, é só visitar o Castelo Garcia d’Avila, primeira edificação portuguesa no Brasil construída em 1549, hoje abriga um museu e um parque. A capela de Nossa Senhora da Conceição é parte integrante desse espaço, com passarelas que possibilitam uma magnífica vista da praia e seus coqueirais.

No final da tarde uma boa opção é o passeio de canoa na Lagoa Timeantube, com duração de 1h30, tendo como atração a observação de pássaros e um lindo pôr do sol.

Quando quiser fazer suas comprinhas, tomar um café, jantar, o centro da Praia do Forte, no passado ponto de encontro de pescadores, o aguarda, com lojas de grife, cafés, restaurantes, bares, como o do Souza famoso pelo bolinho de peixe.

Para curtir a noite, festas ao ar livre, luaus na praia, boates, é só escolher.

Informações adicionais
- Aeroportos:  Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães

Conheça esse destino

Quero receber mais informações sobre esse destino