Estado do Mato Grosso, a 105 quilômetros de Cuiabá, capital do estado. Com temperaturas médias anuais de aproximadamente 21?C.
No período da estiagem (entre maio e setembro) é o melhor momento para ver os animais pantaneiros. É o período ideal para caminhadas ecológicas e safaris fotográficos. Durante o período das chuvas (outubro a maio), época das cheias, a beleza das águas e da vegetação é indescritível. Nesse período os barcos podem fazer trajetos mais longos e os passeios em veículo 4X4 e a cavalo se tornam mais emocionantes.
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense: A porta de entrada do parque está localizada no município de Poconé, a aproximadamente 100 quilômetros de Cuiabá. O parque foi criado em 1981 com o objetivo de proteger e preservar todo o ecossistema pantaneiro, bem como sua biodiversidade. Possui uma área de 135.000 hectares e é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial. O acesso é por via fluvial, saindo de Poconé. Em seu interior há mais de 3.500 espécies de plantas, 264 tipos de peixes, 652 de aves, 102 de mamíferos, 177 de répteis e 40 de anfíbios. A fauna terrestre é bem variada, a título de exemplos, é possível observar: cervo-do-pantanal, garça branca, cobras e jacarés.
Rodovia Transpantaneira: tem 149 quilômetros de terra batida e abriga fazendas, pousadas e animais típicos da região. O safari começa durante o trajeto, avistando veados, capivaras, jacarés, gaviões, tuiuiús (ave típica do Pantanal que pode chegar a 1,50 metros de altura), tamanduás, dentre outros.
Safaris fotográficos: o trajeto pode ser feito em caminhão, a cavalo ou em barco. Com um pouco de sorte é possível avistar famílias inteiras de lobos-guarás, ariranhas e as tão famosas e temidas onças-pintadas. Para os amantes da pesca, é possível realizar a pesca da piranha e lambaris.