Ilha de Tinharé, no estado da Bahia, a 272km de distância de Salvador.
A temperatura média anual é de 24graus, sendo a mínima de 21 graus e a máxima de 30 graus.
Assim como no nordeste em geral, o sol brilha praticamente o ano todo. Entre março e maio as chuvas caem com maior frequência.
Entre julho e outubro podem-se observar baleias que chegam a medir 16 metros.
Praias: Sete delas são as mais belas. Na primeira, entre águas cristalinas e areia branca, barracas de nativos oferecem pratos típicos. Ondas altíssimas, no inverno, fazem a alegria dos surfistas. A segunda, bem próxima do centro da cidade (10 minutos de caminhada), é a mais concorrida. Pousadas charmosas, quiosques com música e festa dia e noite. A terceira e a quarta são excelentes pontos para mergulho, com bancos de corais e peixes coloridos. Na quarta, uma tirolesa de mais de 50 metros assegura aos amantes de aventura momentos de pura adrenalina.
Passeios: A volta à Ilha de Tinharé dura cerca de 8 horas e dá uma visão geral do arquipélago e possibilita o conhecimento de belas piscinas naturais, mergulho, degustação de lagosta e ostras. O passeio inclui visita à cidade histórica de Tinharé. Passeio mais curto leva à Ponta do Curral, local de praias semidesertas e de belezas intocáveis. De carro, em veículo 4 x 4, vai-se até Garapuá, praia tranquila de águas mansas, areia branca e exuberante vegetação.
Fortaleza de Tapirandu: além de suas belíssimas praias, Morro de São Paulo também tem muita história, como o Forte erguido em 1630, de onde se pode admirar o espetáculo dos golfinhos e um maravilhoso pôr do sol.
Farol: construído em 1855, dista 10 minutos a partir do centro da cidade. A vista ao pôr do sol é imperdível.
Igreja Nossa Senhora da Luz: construída no século XIX, em estilo barroco, abriga relíquias dos séculos XVII e XVIII.
Fonte Grande: edificada em 1746. Ao redor dela surgiram as primeiras casas da cidade, que hoje abrigam bares, restaurantes e pousadas.