Ilha costeira, com mais de 40.000 km² de extensão, situada no estado do Pará a aproximadamente duas horas de navegação de Belém, capital do estado. É a maior ilha flúvio-marítima do planeta. A temperatura média anual gira em torno dos 26?C.
No segundo semestre, durante o período da seca.
Soure: é considerada a capital da ilha, onde o turista encontra restaurantes, lojas e outras facilidades. O passeio pela cidade revela a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do século XIX, o obelisco construído em comemoração aos 150 anos da independência do Brasil e o Mercado Municipal com arquitetura moderna, onde se pode saborear uma boa tapioquinha coberta com queijo de Marajó.
Passeio de Búfalo: em Marajó o passeio montado em um búfalo faz parte da diversão, já que esses animais são o símbolo da ilha. Utilizados normalmente como táxi e montaria para a polícia.
Passeio nas fazendas: para observação de aves como os guarás (ave típica da região com penas vermelhas), focagem de jacarés, passeios de barco pelos igarapés, pesca, ou ainda, para os amantes de esportes, é possível fazer caminhadas na selva e rafting.
Praias - Joanes: a 17 km de Salvaterra, onde encontramos ruínas de uma igreja jesuítica do século XVII, uma extensa e agradável praia com infraestrutura, restaurantes, bares e redários. Praia Grande: a 500 metros do centro de Salvaterra. Com muito sol, natureza exuberante, bares, restaurantes e música com ritmos locais, como o tecnobrega e o carimbó.
Praia do Pesqueiro: é a mais procurada de Soure, onde é possível apreciar a boa mesa de Marajó e comprar artesanato local.
Praia de Barra Velha: é uma praia tranquila cercada de manguezais e ideal para observar os Guarás.